18

fev

Verbos de vida para a Vida.

Texto: Salmos 46: 10.

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.

Verbo de vida: Aquietar.

Aquietar é ficar quieto, permanecer quieto, apaziguar-se, é permitir que a paz de Cristo substitua a inquietação e a tormenta mental, ou seja, é acalmar, serenar a mente e emoções, tranquilizar-se. Aquietar-se é um desafio, inquestionável.

Aquietar-se é uma ação interior, relacionada a mente, esta tem habilidade em pensar, raciocinar, calcular e também imaginar. Os fatores externos, acontecimentos, notícias, informações, podem trazer inquietação à mente, fazendo alvoroçar, convulsionar e inquietar a alma, acarretando assim, um desiquilíbrio a vida.

Uma forma inequívoca de aquietar a mente reside em contrapor a inquietação mental e emocional com os pensamentos de Deus revelados em sua bendita palavra, “Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. ” Lamentações 3:21-22. Pode-se aquietar a alma usando a mente para “saber que o Senhor é Deus”, isto é, Deus está acima de tudo e de todas as coisas, e Ele tem o controle de tudo até os mínimos detalhes da vida. Aquietar-se é entregar os caminhos ao Senhor e confiar nele que ele tudo fará.

Uma mente inquieta terá dificuldade em descansar, refazer-se, recompor-se para o enfrentamento da situação que se faz necessário aos que vencem, em concentrar-se para as demandas da vida, trará prejuízo ao sono e causará um golpe na fé, obstruirá as possibilidades em seguir em frente.

O desafio para aquietar-se será no “olho do furacão”, no “epicentro das turbulências”, no leito da dor, quando as notícias forem as piores, quando tudo conspirar a favor do que é ruim, é neste ponto que está o desafio da confiança em Deus, pois aquietar-se é acreditar na ação de milagres Divino na história de vida.

Ao se aquietar experimenta-se a intervenção poderosa de Deus, não há lugar mais sossegado que debaixo das asas do Altíssimo, é ali que a forma de ver as coisas toma uma dimensão muito diferente, isto é, a dimensão da fé, que se torna realidade quando há quietude e entrega todos as coisas nas mãos daquele que pode tudo. “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.”