Uma oração na tragédia.

Uma oração na tragédia.

“Pai celestial, sabemos da nossa condição humana e, por estarmos neste mundo caído, estamos sujeitos aos males e perigos naturais, biológicos, humanos, sociais, psicológicos e espirituais. Pai querido, vivemos sofrimentos a cada dia, experimentamos feridas, dores e morte.

Por estarmos ligados aos nossos semelhantes, lamentamos Pai, a tragédia da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. O nosso coração está consternado pelas perdas de vidas dos trabalhadores. Pais estão chorando seus filhos ainda desaparecidos, filhos chorando seus pais, amigos chorando amigos, irmãos chorando seus irmãos. Que a tua doce presença conforte e minimize a dor das famílias. Que todos tenham percepção de que não estão sozinhos. Que sintam-se acolhidos em teus braços, Pai. Sabemos que o Senhor Jesus destruiu o poder fatal do sofrimento quando ofereceu-se a ti por meio de sua morte voluntária na cruz, tornado suportável todo fardo insuportável. Sabemos que Senhor participa das tristezas dos teus filhos a fim de que participem da tua alegria. Que tua presença amorosa manifeste-se por meio dos bombeiros, defesa civil, médicos, enfermeiros e voluntários envolvidos no socorro, doação e cuidado. Que todos tenham o que necessitam, até que venha a consumação do Teu Reino. Que os enlutados tenham força na fraqueza e sejam capazes de se mover no vale da dor e sofrimento. Que todos encontrem o caminho da esperança na presença real do espírito curador do Senhor em meio a esses sofrimentos.

Obrigado Senhor, por ter tocado, vivido e carregado toda dor definitivamente para o túmulo de onde ergueu-nos para uma nova e definitiva vida. Obrigado por preparar-nos o lugar onde se manifestará o que havemos de ser e não mais haverá morte, pranto, nem dor, pois o presente mundo terá passado. Enquanto no mundo estivermos, livra-nos do mal, capacitando os homens a não serem egoístas, gananciosos, omissos e a evitarem outras tragédias.

Pai querido, entrego a ti a minha oração, juntamente com todos que estão lendo e compartilhando do mesmo sentimento, em nome de teu filho Jesus, o servo sofredor. Amém!

 

Pr. Onésimo F. da Silva Presidente do Conselho Geral da IEAB