-
-
Dúvidas: +55 (19) 99784-7183
Dúvidas: +55 (19) 99784-7183
O texto bíblico de Pv 14.30 afirma com todas as letras: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
O que é a inveja? Duas definições: 1. Desejo por atributos, posses, status, habilidades (entre outras coisas) de outras pessoas gerando egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os seus defeitos e 2. Vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades do outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-las, seja por incompetência ou limitações em geral.
Normalmente, acontece entre pares; fruto de comparações e competição. O invejoso (a) torna-se refém do alvo de sua inveja (ex. Saul e Davi – 1 Sm 18) desejando até mesmo eliminá-lo (a).
Uma frase anônima diz que: “A inveja é uma forma de admiração que saiu pela contramão”. O que fazer então? Como vencer esse mal terrível que tanto adoece pessoas?
Acredito que desenvolvendo (com a ajuda do Espírito Santo) o CONTENTAMENTO. Quero aprender a me alegrar com as virtudes e bênçãos na vida do outro; quero viver em paz comigo mesmo e com os meus pares. Quero admirar de forma saudável as conquistas e crescimento do outro! Que assim seja! Termino com uma frase de Ésquilo:
“Está no caráter de muitos poucos homens admirar sem inveja um amigo que prosperou”.