Sobre nós

Diretoria Geral de Ação Social

A Diretoria Geral de Ação Social foi criada pelo plenário da Convenção Geral reunida em Paranavaí/PR no ano de 1972. Ao longo dos anos, os seguintes ministros ocuparam o cargo de Diretor:

Pr. Oriosvaldo José de Araújo (1972-1977),

Pr. José Henrique Monteiro (1977- 1992),

Pr. Jaime Gomes de Oliveira (1992- 2000),

Pr. Horácio Machado (2000- 2004),

Pr. Jaime Gomes de Oliveira (2004-2008; falecendo  em um acidente no Estado da Bahia em viagem como Diretor Geral)

Pr. José da Silva Netto (2008).

Temos por objetivo sustentar os ministros jubilados, as viúvas de ministros, além de ajudar por meio de complemento financeiro os Ministros da IEAB em exercício. Além do cuidado com seus Ministros, também atua no desenvolvimento de projetos sociais, e apoia os pastores que desenvolvem projetos em seus campos.

Palavra do diretor

Palavra do diretor

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” Aproveito as palavras do Salmo 103:1 e 2 para iniciar minha Palavra de gratidão. Em primeiro lugar expresso meu louvor ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por minha família, o Campo Eclesiástico de Artur Alvim, ao Egrégio Conselho Geral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico e a todos os avivalistas de Norte a Sul do Brasil e dos países onde a IEAB também se encontra presente.

Ação Social cristã é toda atividade de cristãos individuais ou da igreja como um todo visando: suprir necessidades materiais das pessoas; aliviar o sofrimento humano em geral e atenuar ou eliminar males sociais que afligem indivíduos, famílias, comunidades e sofrimento humano em geral.

Aproveito para deixar aos amados dois artigos de nossa Constituição que falam sobre a Diretoria Geral de Ação Social:

Art. 80 – A Diretoria Geral de Ação Social terá em sua composição as seguintes Secretarias:

I – Secretaria Geral de Finanças

II – Secretaria Geral de Assuntos Sociais

III – Secretaria Geral de Assuntos Previdenciários

Art. 81 – Ao Diretor Geral de Ação Social compete:

I – coordenar e implementar a execução e planejamento de tudo o que se referir a sua área específica;

II – nomear os secretários e diretoria das instituições e projetos em sua área de atuação;

III – convocar e presidir as reuniões da Diretoria;

IV – coordenar, através das Secretarias, a implantação e execução dos planos e programas da Diretoria para as respectivas áreas de atuação;

V – assessorar, através da Secretaria específica, os ministros nos processos de aposentadoria;

Enfatizando que ninguém faz nada sozinho, deixo também minha gratidão aos Componentes da Diretoria Geral de Ação Social neste quadriênio. A Diretoria Geral de Ação Social tem em sua composição os seguintes obreiros: Pr. Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva (Secretário Geral de Finanças); Pr. David Soares dos Santos. (Secretário de Assuntos Sociais) e Pr. Anderson Barbeli, (Secretário de Assuntos Previdenciários). Atua também como Secretária de Comunicação a Mayara dos Reis Silva.

Deixo minha palavra de que o que a Diretoria Geral de Ação Social administra, a saber: os Projetos Sociais administrados pela DGAS (além de outros que recebem aporte financeiro da mesma), o Fasmijub e o Seguro de Vidas dos Ministros Ordenados e Ministros em Experiência. Administrar esses relevantes projetos tem a parte administrativa, mas tem também a parte humana, uma vez que não lidamos apenas com nomes e números. Procuramos atender com todo carinho pessoas, pessoas que deram uma contribuição muito importante para que a IEAB seja hoje o que é.

Uma série de Projetos possuem o apoio, pontual ou mensal, da DGAS: Associação de Assistência Social Avivalista (com Sede em Ubatuba/SP, hoje em processo de transição de casa de longa permanência de idosos para Escola de Educação Infantil), Comunidade Terapêutica em Rolim de Moura/RO, Escola Sal e Luz em Moçambique, África, projeto liderado pelas Missionárias Adelaide Janone e Maria Rita, Projeto de Apoio á Pessoas em Situação de Rua em apoio a IEAB Casa Verde (São Paulo), IEAB na Índia em apoio ao Pr. Raquesh Paul e Missionária Valdilene Paul, Projeto Molive em Cascavel/PR apoiando o Pastor Milton César, Projetos de apoio no Nordeste (Aracaju/AL, Horizonte e Fortaleza/CE), Apoio ao Institution Mixte Maranath de Jean Rablel, da IEAB Haiti, ligada ao pastor Samuel Alves Martins, Projeto Nova Vida (Pronove) em Ribeirão Pires/SP, ligado ao Pastor Eliseu Abilio do Ó, entre outros projetos.

Auxiliamos também dez pastores e viúvas, que exerceram seus ministérios em períodos da década de 1950 e 1960. Período anterior a existência da Capreab e do Fammab. O Fasmijub (que substituiu os fundos citados anteriormente) atende atualmente 58 ministros Jubilados e viúvas. Estes recebem da DGAS um constante trabalho de Capelania, com visitas e acompanhamentos constantes.

Por fim, o Seguro de Vida com valores provenientes das Regiões Eclesiásticas e Diretorias Gerais, prestam apoio por meio de um Auxilio Funeral, nessa hora tão difícil da existência humana. A Diretoria de Ação Social está sempre presente na vida de nossos queridos ministros avivalistas e familiares. Todos esses projetos estão debaixo das bênçãos de Deus. Tenho colocado minha fé em Deus de que todas às necessidades serão suprimidas. O Senhor é o dono do ouro e da prata. Meu muito obrigado a todos!

Pr. José Netto

Diretor Geral de Ação Social

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico