15

fev

O dono da bola

Quando eu era menino, ia jogar bola com os amigos.

Como eram muitos meninos, formávamos diversos times.

Quem ganhava ia ficando, quem perdia ia saindo, e assim todos iam jogando.

Mas tinha o dono da bola.

Esse não aceitava ficar fora de nenhum jogo, não porque fosse craque, mas porque era o dono da bola. Era assim ou pegava a bola e levava embora, acabando com a alegria da molecada.

Era assim nos bons tempos de criança.

Essa história serve de metáfora para o que acontece ainda hoje no jogo da vida.

Muitos egoisticamente não conseguem ficar felizes no simples fato de ver outros felizes, enquanto poderiam ficar na arquibancada, torcendo, incentivando, aplaudindo, desfrutando a alegria por oportunizar que outros possam participar.

Se por alguma razão não estão no jogo, fazem qualquer coisa para o jogo acabar, pois os outros estão irritantemente alegres.

A vida acontece como numa corrida em equipe de revezamento: vai lá, agora é a sua vez. O que temos oferecemos, compartilhamos para que outros vivam a mesma alegria.

Voltando ao jogo, eu nunca fui bom de bola, geralmente era o último a ser escolhido, “café com leite”, não era contado. Nunca fui bom de bola, mas aprendi muitas coisas estando dentro e fora do jogo. Aprendi que todos podem participar. Aprendi que faz parte do campeonato da vida ganhar e perder, mas que vale a pena participar e crescer. Aprendi que com um simples passe ao outro, a gente pode participar de uma grande jogada e marcar.

Aprendi que nem sempre estar fora é demérito ou sinal de fraqueza, mas é dar tempo e espaço para o outro se exercitar na arte de sorrir e chorar e reconhecer que olhando de fora tudo é mais fácil.

Aprendi que ninguém ganha jogo sozinho, cada um tem a sua importância, há interdependência. Posso recuperar energias, ficar na torcida, aplaudindo as belas jogadas, lamentando um gol perdido, mas torcendo pelos meus amigos.

Que bom que na vida, Deus é o dono da bola.

 

 

Pr. Onésimo F. da Silva

Presidente do Conselho Geral da IEAB

 

 

 

[share_box]